Muitas pessoas acham que Screamo,Gutural e Driver são a mesma coisa (esses são os ignorantes que dizem que é a mesma coisa porque só se ouve gritos). Mas não é bem assim.
Há uma grande diferença entre os três.
O Screamo é a técnica usada por várias bandas de Post-Hardcore, consiste em barrar o ar, vibrar a voz e ecoar o som para fora. Parece difícil, não? Para os iniciantes é até meio complicado.
Uma coisa que pode facilitar o entendimento é: misturar sua voz com o ar que você coloca pra fora, com a boca é claro. Forçando um pouco para vibrar e sair o efeito. É claro que é preciso treino.
Mas o screamo é meio perigoso, pois se você força a garganta, pode haver uma inflamação, mudança de voz ou até a perda dela.
O Gutural é algo que você não entende, ou seja, você tem que saber dominar muito bem a técnica de ''rasgar'' a voz, pois o gutural ultrapassa a classificação do grave (na voz do homem). Se bem que a expressão "é algo que você não entende" é meio exagerada, pois a partir de um tempo, de bom treino, você pode cantar letras e fazer o som sair nítido. Mas como eu disse: é preciso de treino!
O Driver, como o próprio nome já diz, é o efeito que lembra efeitos de guitarra. Se você quer aprender driver, ou o screamo (que são um pouco parecidos), você tem primeiro que respeitar seu tom de voz, pois é algo muito pessoal. Oliver Sykes, por exemplo, seu tom de voz é grave, mas no screamo é um pouco mais agudo. Isso porque ele treinou muito com a voz grave, para depois conseguir afinar a voz.
Vai aí um vídeo tutorial de screamo/driver pra ajudar vocês que querem aprender da maneira correta.
Basicamente, irá ensinar tudo o que eu disse aqui, mas de uma maneira melhor e mais esclarecida.
Tem duas partes do tutorial, mas tenham paciência e vejam as duas, pois explica muito bem!
Mais pra frente, vou ver se posto um tutorial feito por mim mesmo, falando mais um pouco de Screamo.
Valeu pessoal e aproveitem os vídeos!
Primeira parte:
http://www.youtube.com/watch?v=h-Se7_pntf0
Segunda parte:
http://www.youtube.com/watch?v=UvtsXnHbVdU&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário